A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, divulgou nesta terça-feira, dia 11, a programação do Carnaval e do pré-carnaval da cidade. As festividades tiveram início este mês com o Bloco da Saúde, que desde o primeiro sábado de fevereiro tem divulgado as ações de prevenção e promoção à saúde desenvolvidas pela secretaria. O Bloco da Saúde já desfilou no Centro e no bairro Nove de Abril, e ainda percorrerá as ruas dos distritos de Santa Rita de Cássia e Floriano, nos próximos sábados, dias 15 e 22 de fevereiro.

Este ano, o Carnaval será aberto oficialmente no sábado, dia 01 de março, às 19h, na Avenida Joaquim Leite, no Centro, quando serão apresentados o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. Mas na sexta-feira, dia 28, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) antecipa a Folia e vai colocar o bloco na rua. Cerca de 150 pessoas são esperadas no Bloco do Saae, que terá concentração a partir das 19h, na sede da autarquia, no Centro.

Como no ano passado, serão realizadas matinês no Corredor Cultural de sábado a terça, a partir das 15h, com a banda Bee Happy. E a população poderá assistir aos desfiles dos blocos e agremiações no Centro da cidade. No sábado, dia da abertura oficial, quem começa a animação na Avenida Joaquim Leite será o bloco ‘Vem que é di graça’, às 19h30. Os blocos ‘Arrastão do Povo’, ‘União do Samba de Floriano’ e ‘Da Mulher’ também vão desfilar no primeiro dia de folia. Domingo, dia 02, a partir das 15 horas, o bloco de embalo ‘Tô que Tô’ vai da Cotiara até o Centro e, às 20 horas, o público assistirá o desfile do Bloco Feliz da Vida.

Também será no domingo que as agremiações carnavalescas vão desfilar na avenida. A primeira a se apresentar é a Mocidade de Vila Maria, às 21h, seguida da Campeã do Carnaval de 2013 Império de Saudade. O encerramento dos desfiles das Escolas de Samba será na segunda-feira, dia 03, quando entram na avenida as agremiações Acadêmicos da Periferia Leste, Império da Banda G e o bloco carnavalesco Pulo do Sapo, a partir das 20h.

Na terça-feira, dia 04, às 13 horas, acontece a apuração dos desfiles, no Corredor Cultural. E, à noite, a folia continua, a partir das 19h, com os desfiles dos blocos ‘Tô que tô’ e ‘Vai quem quer’, na Avenida Joaquim Leite. Logo após, às 21h, haverá a entrega dos troféus para as agremiações campeãs e vice-campeãs. Todos os dias haverá o tradicional Bloco do Boi, saindo do bairro Roberto Silveira e desfilando pelas ruas centrais da cidade. Encerrando os desfiles das escolas e blocos, haverá apresentação de um grupo de capoeira.

“Depois de várias reuniões com as equipes de segurança, com as secretarias envolvidas e também com o prefeito Jonas Marins, fechamos o cronograma do Carnaval deste ano e elaboramos uma programação diversificada para a população. Temos uma programação que atende os vários públicos e atividades especiais para as crianças”, informou o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse. Com relação à segurança, ele informou que o efetivo está sendo fechado e em breve será divulgado.

Já Tico Balanço, coordenador do Carnaval, garantiu que o público não perderá a essência da maior festa brasileira. “Vamos manter a tradição do Carnaval de Barra Mansa de outrora. Os tradicionais desfiles na avenida, as marchinhas do passado que consagraram os anos de ouro do Carnaval e também as personalidades carnavalescas da cidade. Inclusive, esse ano, teremos a volta do professor Adalberto de Barros, que desfilará na Banda G, em homenagem ao Custódio Fernandes”, disse Tico, se referindo a dois grandes carnavalescos da cidade.

Programação do Carnaval

Sábado (01/03)

15 h – Matinê, no Corredor Cultural, com a Banda Bee Happy

19h – Abertura do Carnaval com Rei Momo – Rainha do Carnaval, na Avenida Joaquim Leite, no Centro

19h30 – Bloco de Embalo Vem que é di graça (65)

20h30 – Bloco de Embalo Arrastão do Povo

21h30 – Bloco União do Samba de Floriano

22h30 – Bloco da Mulher (Organização Assistência Social)

Domingo (02/03/14)

15 h – Matinê, no Corredor Cultural, com a Banda Bee Happy

18h – Bloco de Embalo Tô que Tô – desce da Cotiara a partir das 15h

20h – Bloco Feliz da Vida

Desfile das Escolas de Samba

21h – Mocidade de Vila Maria

22h – Império de Saudade

Segunda-feira (03/03/14)

15 h – Matinê, no Corredor Cultural, com a Banda Bee Happy

Desfile das Escolas de Samba

20h – Acadêmicos da Periferia Leste

21h – Império da Banda G

22h – Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo

Terça-feira (04/03/14)       

13 h – Apuração dos desfiles, no Corredor Cultural

15 h – Matinê, no Corredor Cultural, com a Banda Bee Happy

19h – Bloco de Embalo Tô que Tô – descendo da Cotiara a partir das 15h

20h – Bloco Vai Quem Quer (Bairro São Francisco)

21h – Entrega dos Troféus para as campeãs e vice-campeãs, com desfile

 

Pré-Carnaval

A novidade este ano são sete blocos que esquentam o pré-carnaval da cidade. Um deles, inclusive, está desfilando desde o dia 01 deste mês o Bloco da Saúde. De acordo com Cláudio Chiesse, a Fundação de Cultura entra com o apoio e os blocos vêm com a alegria. “Foi solicitado na prefeitura um apoio para esses blocos que fazem sucesso nos bairros da cidade. Diante disso, ficou combinado que iriamos fornecer toda infraestrutura e eles levariam alegria à população. Essa é mais uma maneira de abrir espaço para os carnavalescos da cidade e a população é quem sai ganhando”, garantiu Chiesse.

Programação do Pré-Carnaval:

Dia 15 (sábado) – Concentração do Bloco da Saúde, às 09h, em frente ao PSF (Programa de Saúde da Família) do distrito de Santa Rita de Cássia.

Dia 16 (domingo) – Bloco Não Era Eu, concentração às 15h, no Corredor Cultural.

Dia 22 (sábado) – Concentração do Bloco da Saúde, às 09h, em frente a praça do distrito de Floriano.

Dia 22 (sábado) Bloco Vai vomita e volta, concentração às 14h, no Corredor Cultural.

Dia 22 (sábado) – Bloco das Piranhas da Vila Orlandélia, concentração às 14h, na praça do bairro Vila Orlandélia.

Dia 27 (quinta-feira) – Bloco Me Ajuda Ai, levando o lema da arrecadação de alimentos. Concentração às 17h, na Rua Francisco Alves, nº 127, no bairro Vila Orlandélia.

Dia 28 (sexta-feira) – Bloco do Saae, concentração às 19h, na sede da autarquia, no Centro.