No dia 28 de novembro, Barra Mansa vai sediar o III Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares do Médio Paraíba. O evento será realizado no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ano Bom, entre 8h e 13h. A expectativa da secretaria de Educação de Barra Mansa é que aproximadamente 300 pessoas participem do encontro, que vai reunir representantes de conselhos escolares de 15 municípios da região Médio Paraíba.

“Temos trabalhado durante todo o ano de 2013 para garantir a gestão democrática nas unidades escolares, por meio de políticas e programas implementados pela secretaria. A gestão democrática só acontece quando a comunidade está presente neste processo, participando na definição do projeto político-pedagógico”, afirmou a secretária de Educação de Barra Mansa, Lusia Melchíades.

Ela explicou que os conselhos escolares são formados por representantes dos professores, alunos, pais e comunidade. Cabe aos conselhos acompanhar a gestão e o trabalho educativo escolar. Em colegiado, os conselheiros sugerem, deliberam e colaboram na tomada de decisões da equipe diretiva da escola. “Os conselhos são, ao lado da eleição de diretores, a expressão máxima da gestão democrática”, reforçou Lusia.

Confira a programação do evento:

8h – Credenciamento e café da manhã

9h – Abertura

9h45 – Mesa Redonda com as professoras Silma Cleris (GAFCE-RJ), Lucília de Paula (UFRRJ) e Maria Helena dos Santos (secretária de Educação de Pinheiral)

12h – Depoimentos de práticas em Conselho Escolar

13h – Encerramento