Barra Mansa sedia até o dia 08 de dezembro, o Festival Sesc Dança e Cia. O evento, que acontece no Parque da Cidade, contará com espetáculos de dança renomados, mostra de produção local e workshops ministrados por profissionais gabaritados no cenário da dança nacional. O objetivo é possibilitar ao público o conhecimento das várias facetas da arte de dançar, valorizando os profissionais da dança e abrindo espaço à criação regional.

“Barra Mansa se firma cada vez mais no cenário cultural do país. A cidade está localizada em uma área privilegiada da região Médio Paraíba e é sempre bom que esteja sendo palco de projetos de âmbito nacional. O Festival Dança e Cia vem destacar os talentos locais da nossa região e também mostrar o trabalho de artistas nacionais, promovendo dessa forma um intercâmbio cultural. Com certeza essa troca de experiências tem como fruto um grande espetáculo e vai ser mais um sucesso na nossa cidade”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

O público terá acesso gratuito às apresentações todos os dias. Os interessados em participar dos workshops podem se inscrever no Sesc Barra Mansa, no bairro Ano Bom, mediante pagamento de taxa. Vale ressaltar que haverá distribuição de vagas gratuitas para participantes oriundos de projetos sociais e moradores de Barra Mansa.

Nesta quinta-feira, dia 05, o evento será aberto com um espetáculo de dança sobre o tema literário de Dom Quixote. A apresentação será às 20h e contará com dançarinos do Projeto Dança & Magia, que tem apoio da prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura.

Confira a programação completa do Festival:

Sexta-feira – dia 06/12

– 14h: workshop de Dança Mix com o bailarino profissional Caio Nunes. O alvo da oficina é adultos que tenham algum conhecimento em jazz, dança show e musical. A aula será ministrada na sala de dança da Associação AB de Câmara, no Parque da Cidade.

– 16h: palestra com o tema “Profissionalização em Dança”, com representantes do Sindicato de Dança do Rio de Janeiro. Essa palestra será na sala de vídeo do Sesc Barra Mansa.

– 20h: apresentação do grupo de dança da academia Fifi Dance e Academia Sandra Guedes de Barra Mansa, no Parque da Cidade.

– 21h30: apresentação da Cia Caio Nunes de Dança, no Parque da Cidade.

Sábado – dia 07/12

– 14h: workshop com Toshie Kobaia, profissional do Ballet Clássico. O objetivo é promover a oficina para jovens e adultos intermediários. A aula acontecerá na sala de dança da Associação AB de Câmara, no Sest/Senat, no bairro Barbará.

– 16h: Toshie Kobaia estará na sala de vídeo do Sesc Barra Mansa, palestrando sobre “O Ballet Clássico e suas Escolas”.

– 20h: apresentação do Projeto Dança e Magia, com o Ballet Andréa Souto de Resende e a Fundação Porto Real, no Parque da Cidade.

– 22h: apresentação da Cia Ballet de Câmara com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Nesse espetáculo, participarão os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Karen Mesquista e Cícero Gomes. No Parque da Cidade.

Domingo – dia 08/12

– 14h: workshop com Bete Spinelli com o tema “Educação Através da Dança”, que tem como público alvo alunos adiantados e professores de dança. A oficina será na sala de dança da Associação AB de Câmara, no Sest/Senat, no bairro Barbará.

– 16h: workshop com Flávia Burline, com o tema “Dança Criativa”, que terá como público alvo professores e monitores de dança. A oficina será na Sala de vídeo do Sesc Barra Mansa.

– 19h: Ballet Gacemss e República do Movimento de Volta Redonda, no Parque da Cidade.

– 21h: Companhia Brasileira de Ballet do Rio de Janeiro, no Parque da Cidade