Todos os domingos, até o final de 2013, serão de ‘Chorinho no Parque’, em Barra Mansa. O evento, que acontece no Corredor Cultural, na Rua Custódio Ferreira Leite, ao lado do Parque Centenário, é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Sesc (Serviço Social do Comércio). A primeira apresentação aconteceu no último fim de semana, dia 15, com a banda de chorinho carioca Café Brasil.

Criado em 2007, o grupo é formado por Paulinho Ramos (bandolim), Leo Fernandes (violão de sete cordas), Felipe Reis (violão de seis cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho e voz) e Diogo Barreto (pandeiro). Os músicos interpretaram composições de Noel Rosa, Ary Barroso, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Chico Buarque e da nova geração do samba como Teresa Cristina e Rodrigo Maranhão.

Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse, o evento visa levar os clássicos do chorinho de forma gratuita à população. “Domingo, o Corredor Cultural já recebe, normalmente, um bom público, que agora vai poder curtir também boa música”, disse, salientando que a agenda de setembro já está fechada. Chiesse disse ainda que a parceria com o Sesc acontece da seguinte forma: “A Fundação de Cultura entra com a estrutura e o Sesc é quem contrata as bandas”.

Quem foi ao Parque Centenário, popularmente chamado de Parque das Preguiças, neste domingo, gostou da surpresa. “Adoro chorinho. É muito bom ouvir Pixinguinha, Tom Jobim, enquanto fazemos um passeio em família. Uma excelente iniciativa”, comentou a comerciante Michele de Oliveira. A administradora Graziane Lima também aprovou. “Vou voltar no próximo domingo”, garantiu.

No dia 22 de setembro, haverá apresentação de ‘Luiz Miranda e seu regional’. Dia 29 de setembro é a vez de mais um grupo carioca se apresentar no Corredor Cultural, o ‘Meu chapéu virou pandeiro’. O projeto Chorinho no Parque começa às 10h e vai até 12h.